JOÃO GUEDES

Especialista em Artes Marciais Chinesas e Combate Urbano

João Guedes nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 14 de março de 1968 e começou a estudar as Artes Marciais Chinesas ainda na infância. Em1991, iniciou sua carreira de professor habilitado pelo Departamento de Kungfu/Wushu, na época ligado a Federação Gaúcha de Pugilismo, já que a Federação Gaúcha de Kungfu/Wushu ainda não existia.

Após a estruturação de uma Federação específica no Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2000, Guedes obteve sua docência pela Academia Sino Brasileira de Kungfu/Wushu, em Porto Alegre. Na ocasião, recebeu o título de herdeiro legítimo da linhagem Shaolin do Norte, tendo como Orientador o Mestre Jorge Jung.

 

1991

Em 1991, começou um trabalho em Alegrete com o Kungfu Tradicional e com o Taichi Chuan.

1998

Em 1998, Guedes trabalhou em Santa Maria com o Kungfu Tradicional, Taichi Chuan e uma equipe de competição de Sanda – da onde saiu o primeiro campeão Internacional (panamericano) do Rio Grande do Sul. Deste momento em diante João Guedes fabricou vários campeões de renome nacional e internacional.

2004

Com a reestruturação política da Federação Gaúcha de Kungfu/Wushu, Guedes assumiu o cargo de Diretor Técnico de Sanda, posição que o permitiu não só promover a Modalidade no estado, mas também estruturar, pela primeira vez, uma Seleção Gaúcha com atividades sistemáticas, o que elevaria o knowhow de muitos atletas envolvidos na época e refletiria nas gerações atuais.

2005

Em 2005, chegou na Capital Gaúcha para desenvolver um trabalho de combate com exclusividade Sanda Esportivo e o MMA.

2006

Em 2006, Guedes elaborou o primeiro Curso de Nivelamento e Capacitação Técnica em Sanda do país. O curso teve como estado base o Rio Grande do Sul, sendo ministrado, posteriormente, em vários estados em anos subsequentes com certificações pelo órgão maior da modalidade, a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW).

2007

No ano de 2007, estreou como Técnico da Seleção Brasileira de Sanda no 2º Campeonato Sul-americano de Kungfu/Wushu. No mesmo ano obteve sua segunda docência pela Academia Sino Brasileira de Kungfu/Wushu, São Paulo/SP, tendo como orientadores os Mestres Nereu Graballos e Kao Chian Tou. O título elevou-o a terceira geração de representantes do Shaolin do Norte no Brasil.

 

2008

A sua passagem como técnico da Seleção Brasileira foi curta, pois em janeiro de 2008 foi promovido a Diretor Técnico do Departamento de Sanda da CBKW.

 No cargo, Guedes iniciou o esboço de um projeto que seria a base de definição de critérios objetivos para a seleção de novos atletas da Seleção Brasileira de Sanda. Mais tarde, a Equipe da CBKW fez com que esse projeto se tornasse um documento de extrema importância para a seleção de atletas de todos os departamentos, denominando-o “Manual do Atleta” (atualmente, “Regulamento do Atleta”).

Com a base que desenvolveu no passado, quando elaborou e estruturou o primeiro Curso de Nivelamento e Capacitação Técnica em Sanda, deu seguimento em cursos e palestras onde não abordava apenas questões técnicas, mas também conceitos científicos sobre pedagogia e andragogia, bem como conceitos e premissas do Sanda. Estas ações possibilitaram um processo maior de estruturação do Sanda como um todo.

Ainda em 2008, teve um dos seus maiores desafios na responsabilidade de Diretor Técnico da CBKW. João Guedes foi incumbido de desenvolver e promover um sistema de graduação que unificasse em seu formato todas as escolas que atuavam com o Sanda no país.

O trabalho foi minucioso e extenso, pois não se tratava apenas de um padrão técnico, mas também de uma política de trabalho que envolvesse a ética marcial e o social. O projeto foi dividido em duas etapas: A apresentação do Programa de Formação, em outubro de 2008, na Assembleia Geral Ordinária no XIX Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu em São José dos Pinhais-PR, e a apresentação do Programa de Especialização, em agosto de 2009, no XX Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu em Cuiabá-MT.

2009

A implantação do Sistema de Graduação em Sanda – Brasil (SGSB) começou no final do ano de 2009 e estendeu-se até 2012 por todo território Nacional, período em que todos os estados filiados a CBKW receberam a visita da Instituição com o intuito de transmitir aos envolvidos os processos para melhor compreender as ferramentas do SGSB. Essa ação foi considerada uma das maiores conquistas do Sanda Brasileiro até os dias de hoje. 

2011

No ano de 2011, Guedes foi designado ao cargo de Diretor Técnico de Wushu Sanda da Federación Suramericana de Wushu (FESUWU) juntamente com diretores técnicos da Argentina e da Venezuela. Começava uma nova jornada, a organização do Sanda no cenário internacional.

2012

Em 2012, assumiu o cargo de Presidente da Federação Gaúcha de Kungfu Wushu (FGKW) na gestão que compreendia o exercício 2012 – 2015. Inúmeras mudanças aconteceram sob sua direção. 

As mais importantes foram a divisão do campeonato estadual em três etapas (estruturando-se um circuito gaúcho), o ranking estadual, diversos cursos de capacitações e atualizações técnicas nas esferas nacional e internacional e a regulamentação do Estatuto.

Ainda em 2012, a Seleção Brasileira de Sanda e Taolu Esportivo, tendo o João Guedes como Diretor Técnico de Sanda e Chefe da Delegação Brasileira, foi à China para treinar de forma imersiva com os atletas chineses, no Centro de Treinamento de Hefei, Capital da Província de Anhui – China.

Esse é o centro de treinamento mais famoso no país, onde são treinados os melhores atletas de Wushu e  atletas de representatividade olímpica da China.

2016

Entre o período de 2016 e 2019, assumiu uma nova responsabilidade: o cargo de Chefe de Lutas da FGKW. Sob sua coordenação, estiveram diretamente ligados os departamentos de Sanda, Shuai Jiao e Tui Shou.

Também na sua última gestão, foi responsável por abrir o Departamento de Esporte e Educação e o Departamento Sócio Cultural da FGKW.

Em paralelo, João Guedes desenvolveu sua experiência como guarda costas e chefe de agentes de segurança.

Ainda neste período, ministrou cursos de defesa pessoal para a Polícia Civil e Polícia Militar, além de atuar como professor de defesa pessoal em escola de formação de agentes de segurança.

O conjunto de experiências obtidas dentro e fora do tatame, o fez perceber que o avanço do desporto ocasionou a gradativa perda da essência das artes marciais – a defesa pessoal.

A partir daí, deu início a outro desafio: a estruturação de um Sistema de defesa pessoal com o intuito de resgatar o espírito das artes marciais chinesas e promover o sentimento de legítima defesa por parte do cidadão.

2017

No dia 28 de setembro de 2017, o Sistema Sanda Militar de Combate Real estreou com o primeiro curso em Porto Alegre-RS. Desde então, a marca e o Sistema passaram a ser disseminados por todo o país

Guedes foi responsável pela formação de vários profissionais da área e por títulos significativos de atletas que se destacaram em eventos de alto nível. Atualmente, desenvolve suas atividades regulares na academia Equipe João Guedes, em Porto Alegre-RS, onde cuida pessoalmente do ensino e bem estar dos seus alunos.

No local são oferecidas aulas de Sanda Esportivo e Sanda Militar, além de serem realizados exames de graduação, cursos do Sistema Sanda Militar, palestras e cursos de Sanda Esportivo voltados para competição.

GENEALOGIA

Yan Jiyun

Mestre Yan Jiyun nasceu em 1856, na Província de Shandong. Herdou o estilo dentro da família. Além de formar discípulos num modelo de ensino tradicional, também lecionou em repartições públicas ou entidades, num modelo de disseminação de modalidade de massa.

Gu Ruzhang

Mestre Gu Ruzhang nasceu em Funing (atual Binhai), Província de Jiangsu, em 1894. Faleceu em 1952 em Guiyang, Província de Guizhou. Como um dos melhor classificados em combate da Primeira Prova Nacional de Kuoshu e instrutor da Academia Central de Kuoshu, foi convidado a disseminar Kungfu no sul da China (Província de Guangdong).

Também ajudou a fundar as academias oficiais das províncias de Hunan e Guizhou. Foi o maior responsável pela continuidade do estilo, uma vez que não foram detectadas linhagens atuais provenientes de seus colegas conhecidos ou de eventuais colegas do mestre Yan Jiyun.

Yim Sheung Mo

Mestre Yim Sheung Mo nasceu em 1893 em Cenxi, Província de Guangxi. Já era renomado em um outro estilo quando começou a treinar com o mestre Gu em 1926. É considerado o primeiro e principal discípulo de mestre Gu no sul da China. Foi o principal responsável pela disseminação (através de seus discípulos) do estilo para fora da China. Faleceu em Hong Kong em 1971.

Chan Kowk Wai

Mestre Chan nasceu em 1934 em Taishan, Província de Guangdong. Se apaixonou pelo Kungfu com quatro anos de idade e aprendeu vários estilos. Escolheu o Shaolin do Norte como seu estilo principal, além de ser o principal herdeiro da linhagem do seu mestre de Xiongsheng Cailifo (e este é o motivo pelo qual incluiu as fotos dos mestres deste estilo junto ao altar da matriz da Sino-Brasileira).

Chegou ao Brasil em 11 de abril de 1960 (dia escolhido pela cidade de São Paulo como o Dia de Kungfu) e logo começou a ensinar no Centro Social Chinês de São Paulo. Fundou a Academia Sino-Brasileira em 1973, que se mudou para a sede própria em 1991.

Faleceu em 2022 em São Paulo-SP. A sua linhagem é a maior do estilo na atualidade, com presença em vários países.

Thomaz Chan

Thomaz nasceu em 1967, em São Paulo-SP. Foi o primeiro profissional de Wushu Tradicional do Brasil a buscar os conhecimentos de Wushu em moldes desportivos modernos numa faculdade de educação física na China (1987 a 1989), com o endosso do mestre Chan.

Foi atleta de destaque de primeira geração no país e responsável pelo Departamente Técnico e Arbitragem da CBKW por muitos anos.

Kao Chian Tou

Kao nasceu em Taipei, Província de Taiwan. Começou a treinar Kungfu em 1965 e entrou na escola em 1974. Foi co-fundador da CBKW, na qual foi responsável pela implementação do sistema de Wushu Tradicional.

Fez vários cursos em Taiwan e em Pequim e detém certificados de árbitro internacional. Incumbido pelo mestre Chan para estudo dos aspectos histórico-culturais do estilo, vem se dedicando ao assunto há mais de 30 anos.

Lee Chung Deh

Lee nasceu em 1951 em Miaoli, Província de Taiwan. Começou a treinar na escola em 1966. Foi o primeiro da sua geração a ser autorizado a dar aulas aqui no Brasil. A sua linhagem é a maior entre as provenientes da segunda geração no Brasil.

Nereu Graballos

Nereu nasceu em 1959 em São Paulo-SP. Entrou na escola em 1975. Foi co-fundador da CBKW e responsável por colocar o nível técnico do Brasil em um novo patamar, formando inclusive um campeão mundial (em ambas as modalidades de Wushu e de Kuoshu) e um international Kungfu King. Faleceu em São Paulo SP em 2013.

Jorge Jung

Jorge Jung nasceu em 1957 em Novo Hamburgo-RS. Entrou para a Escola Shaolin do Norte – Academia Sino Brasileira, em 1975. Mestre Jorge Jung dedicou-se exclusivamente ao Kungfu. Com a partida do Mestre Lee Chun Deh do Rio Grande do Sul, ele ficou responsável em dar continuidade no trabalho do Mestre Lee, o que na ocasião, foi uma grande honra.